A Vida Secreta de Walter Mitty | Crítica do Filme

 
secret_life_of_walter_mitty_ver8

_Estrela_Estrela_Estrela_EstrelaEstrela_Meia
Ben Stiller dirige e estrela A Vida Secreta de Walter Mitty, a clássica história de James Thurber sobre um sonhador que escapa de sua vida anônima ao desaparecer em um mundo de fantasia, repleto de heroísmo, romance e ação. Quando seu trabalho ao lado de sua colega (Kristen Wiig) é ameaçado, Walter decide enfrentar o mundo real e embarca em uma jornada global que transforma-se em uma aventura mais extraordinária do que poderia ter imaginado.

 

Estréia: 20 de dezembro de 2013

 

 

 

vida-secreta-walter-mitty
Quantas vezes você já pensou em jogar tudo pro ar e partir para uma aventura? Quantas vezes se viu sentado no escritório, passando o frio proveniente do ar condicionado, e pensou que seria mais feliz se estivesse deitado à beira do mar, curtindo a natureza e desfrutando das belezas naturais da vida? Se você já foi essa pessoa, você carrega consigo A Vida Secreta de Walter Mitty.

 

O filme é exatamente o que o trailer vende. Walter é um rapaz solitário que se viu obrigado amadurecer após a perda do pai e ajudar sua mãe e irmã. Chegou aos 42 anos sozinho e com dificuldades de se relacionar com o sexo oposto, sendo obrigado a usar sites de relacionamento para isso. Além de tudo, Mitty é um sonhador. Algo que lhe faz perder a sintonia com o mundo real e embargar em grandes aventuras imaginárias.

 

Ironicamente, Mitty trabalha em uma revista chamada “Life”, que com o avanço tecnológico passa pelo mesmo problema que diversas publicações tem atualmente: fim do impresso e começo do digital. Como Mitty trabalha na seleção dos negativos das fotografias usadas na revista, o fim de seu emprego é inevitável. O fim dessa “vida” pacata e presa entre quatro paredes e uma gravata.

 

walter-mitty

 

O start da história vem com a perda do negativo da foto de capa da última edição impressa da revista, fazendo com que o rapaz seja obrigado viajar pelo mundo atrás do fotógrafo que lhe enviou a imagem. Em contrapartida, Mitty compartilha um amor secreto por uma colega de trabalho, que também se vê ameaçada pela mudança estratégica da empresa.

 

Repleto de referências e significações, o filme é uma mescla de drama e humor, passeando por diversas referências à cultura pop, incluindo a uma inesperada e divertidíssima referência ao filme “O Curioso Caso de Benjamin Button“. Talvez seja um dos filmes mais equilibrados que assisti esse ano. É dramático, mas não lhe faz chorar, é engraçado mas não lhe faz morrer de rir. É na medida certa.

 

Ben Stiller, que além de atuar dirige, está em seu melhor trabalho… Tá bom que isso não é tão difícil, já que ele nunca foi tão seletivo na escolha de seus papéis até hoje, porém, acho que ele se destaca mais como diretor do que ator. O filme consegue pular entre as cenas reais e imaginárias de forma natural, sem deixar o espectador confuso. Alguns planos de câmera são muito interessantes, como por exemplo quando ele opta deixar o público vendo a parte superior de um avião numa viagem que o personagem realiza no filme. Temos também diversas tomadas contemplativas que mais parecem vídeos de natureza usados nas lojas para mostrar como a imagem do televisor é boa.

 

A Vida Secreta de Walter Mitty é um filme “gostoso como a vida deve ser”. Leve e que te faz se sentir bem, com vontade de viver melhor, conhecer mais lugares e aproveitar cada minuto que a vida lhe proporciona. É um filme obrigatório para qualquer um.



 

CONTINUE PLUGANDO:

 

Rodrigo Santuci

Publicitário por profissão e cinéfilo por paixão. É o fundador do site Plugou. Apaixonado por cinema desde pequeno, nunca se incomodou em passar horas sozinho tentando entender como os filmes funcionam. Apaixonado por quadrinhos e games apesar de ter abandonado os dois com os passar dos anos. Tem dificuldade para jogar qualquer coisa mais complexa que Alex Kidd in Miracle World. Trabalha com Internet desde 1999 e já foi diretor de arte nas maiores agências de publicidade da Brasil. Em 2000 abriu junto com o jornalista Matheus Mocelin Carvalho e o ilustrador Fernando Ventura o Disney News e o AnimationS fórum (um dos principais canais de comunicação entre admiradores de cinema de animação). Em abril de 2012 começou o projeto Plugou e se dedica diariamente encontrar novos diferenciais para o portal.