Garota Exemplar | Crítica do filme

Garota Exemplar | Crítica do filme

 
Garota-Exemplar

_Estrela_Estrela_Estrela_Estrela_Estrela
Garota Exemplar desenterra os segredos de um casamento, quando, no quinto aniversário da união, Nick Dunne (Ben Affleck) reporta que sua linda mulher Amy (Rosamund Pike) está desaparecida. Sob pressão da polícia e um crescente interesse da imprensa sobre o caso, o casamento aparentemente perfeito de Nick começa a desmoronar. Suas mentiras, fingimentos e comportamento duvidoso começam a fazer todos começarem a se perguntar: será que Nick Dunne matou sua mulher?

 

Estréia: 02 de setembro de 2014

 

 

 

 

Da primeira cena à última, Garota Exemplar é uma obra que não decepciona. Com excelentes atuações, dignas de premios, o longa é dividido em três momentos distintos, no qual leva o telespectador para dentro da história conhecendo gradativamente todos os seus detalhes. É mais um presente de David Fincher para o cinema e arrisco dizer, um dos melhores filmes do ano.

 

Confesso que desconhecia tal best-seller de Gillian Flynn, e acredito que quem ainda não o leu terá uma imersão mais impactante sobre os fatos apresentados na narrativa. 

 

Sempre com uma atmosfera azulada/cinza, David Fincher coloca Ben Affleck interpretando um marido que se torna o principal suspeito de ter matado sua esposa, que desapareceu no dia do aniversário de cinco anos de casados. Com atitudes de cotidiano e questionáveis para quem estar passando por um momento delicado, o personagem se torna carismático e assustador ao mesmo tempo. É um trabalho de voz e corpo no qual nunca tínhamos visto Ben Affleck fazendo nos cinemas. Uma evolução notória em sua carreira.

 

Junto com o presente da trama, somos transportados através de flashbacks para a história de como o casal se conheceu, e uma narração acompanhada pela caligrafia em um diário da garota desaparecida, que expõe seus sentimentos e pensamentos. É um timing perfeito entre um acontecimento e outro, que amarram a cada cena. A atriz Rosamund Pike, no papel de Amy, uma mulher conhecida por inspirar uma série de livros infantis quando criança, possui uma sutileza e delicadeza que apenas com o olhar consegue direcionar a história por novos rumos. No mínimo ganhará uma indicação ao Oscar.

 

Garota Exemplar é um filme obrigatório para os amantes de cinema. Da montagem às atuações é uma escola de como se faz cinema.