How I Met Your Mother | Something Old (S08E23)

How I Met Your Mother | Something Old (S08E23)

Certas coisas são perpétuas, não importa o quão fundo nós escondemos nossos fantasmas do passado, eles SEMPRE retornarão para assombrar o presente. Em cima deste dilema, o vigésimo terceiro episódio da oitava temporada de How I Met Your Mother é centrado em passado. “Algo velho”. “Algo antigo”.

Confesso que não gostei do episódio. Coloco-o num patamar de ser, talvez, um dos piores episódios de toda a série. A trama que avança na direção de dois grandes acontecimentos: o casamento de Barney e Robin e a viagem de Lilly e Marshall para a Italia é simplesmente usada como um argumento fraco para trazer MAIS UMA VEZ fantasmas do passado a série.

Mas vamos aos poucos.

HOW I MET YOUR MOTHER S08E23 SOMETHING OLD BARNEY ROBIN MARSHALL LILLY TED OITAVA TEMPORADA 2O episódio começa mostrando a primeira visita de Robin e seu pai a cidade de Nova York, isso antes ainda de Robin Scherbatsky ser Robin Sparkles (e até mesmo Robin Daggers hehe), e é interessante ver como as piadinhas dos anos 80/90 não perdem a graça nunca: Robin enterra no Central Park um amuleto que ela mesmo irá resgatar quando se casar com seu “sonhado” príncipe de mullets.

Já no atual presente, temos 3 coisas acontecendo ao mesmo tempo.

– No Cetral Park Robin tenta encontrar onde diabos enterrou o amuleto vinte anos atrás.
– No apartamento de Lilly e Marshall, Ted os ajuda a fazer as malas para a prometida viagem para a Itália.
– Barney leva seu sogro, o Papai Scherbatsky, para jogar laser-tag.

O dilema entre Robin, Marshall, Lilly e Ted se repete (mesmo que geograficamente separados). Enquanto Ted quer eternizar algo do passado, um PUF velho cheirando a doritos, Robin não consegue encontrar o amuleto que, segundo um tabu pessoal, deveria selar a certeza de se casar com Barney.

Já no Laser-tag há apenas uma disputa de interesses pela obvia atenção da Robin. Tanto Barney quanto seu sogro disputam um contra o outro até que descobrem que lutam pelo mesmo ideal. A felicidade de Rbin. No final as coisas se resolvem e lutam juntos contra as crianças anteriormente usadas como soldados. Isso eu enxergo como um lado positivo para a série, os personagens amadureceram, Barney não é mais aquele personagem de 7 temporadas atrás. Ele realmente se importa com a Robin e quer provar isso de todas as formas. Mesmo que para isso tenha que florescer seu lado canadense e firmar forças com seu sogro.

Já no apartamento, o monólogo sobre abandonar algo que significa tanto para o triangulo de amizade entre Ted, Lilly e Marshall é mais uma prova que DEFINITIVAMENTE How I Met Your Mother está chegando em seu fim. O PUF velho é para Ted o que How I Met Your Mother é para nós: Um link entre as boas lembranças e a amizade. Sim Lilly e Marshall vão embora e SIM How I Met Your Mother vai acabar. Mas o que realmente querem nos passar aqui é que as lembranças que teremos durante 9 temporadas de série serão mais do que suficientes para eternizar o verdadeiro significado de toda essa jornada de Ted por sua amada.

Tal qual fomos presenteados com 2 dos melhores episódios de toda a série nesta oitava temporada (sendo estes episódios S08E15 P.S. I Love You e S08E20 The Time Travelers) este episódio Something Old é ao mesmo tempo uma certeza de despedida quanto um fracasso para o progresso dos personagens.

Você deve ser perguntar então, porque sendo esse um episódio tão multidirecional, o que de errado há com o Arthur para que ele não tenha gostado?

 E tudo se resume a uma simples troca de olhares.

HOW I MET YOUR MOTHER S08E23 SOMETHING OLD BARNEY ROBIN MARSHALL LILLY TED OITAVA TEMPORADA 3

Porque? me pergunto PORQUE!? voltar MAIS UMA VEZ com esse relacionamento amoroso entre Ted e Robin? Para que então serviu todo aquele pedido de casamento ESPETACULAR de Barney para Robin? Que ambos não vão ficar juntos nós já sabemos, mas o simples toque de mãos cheio de segundas intenções de Ted já significa que o suposto Aval de ter permitido que Robin fosse atrás de Barney para que o mesmo não se casasse perdeu todo o seu significado.

Se The Time Travelers foi um episódio que me fez chorar de saudades antecipadas pelo fim da série, Something Old foi um episódio que me fez desejar que esta oitava temporada termine antes que as coisas piorem.

Mas no fundo no fundo eu realmente continuo esperando que em 45 dias as coisas vão melhorar.