Marvel e seus próximos filmes

Marvel e seus próximos filmes

Os Vingadores 220140120_0014

Os Vingadores 220131107_0015A Marvel definitivamente já conquistou seu lugar ao sol dentro do mercado cinematográfico. Depois de quase falir e vender seus principais personagens para alguns estúdios que já estavam com os olhos brilhando na possibilidade de usar os X-Men, Homem-Aranha, Demolidor e Quarteto Fantástico, em produções que seriam sucesso garantido, a empresa pegou sua gama de heróis menos conhecidos e transformou em fenômenos nos cinemas.

Toda essa nova leva de filmes de super-heróis que temos anualmente só foi possível devido a compra da empresa pela Disney em 2008 pelo valor de US$ 4 Bilhões. Na época, me recordo da enorme quantidade de piadas que surgiram e da certeza que os fãs polêmicos da internet que demonstravam suas insatisfações prevendo a infantilização dos heróis. Hoje, 6 anos depois, a Disney prova que não só os fãs estavam errados em suas piadas, como ela mesma amadureceu perante seu público, e hoje atinge com sucesso um nicho de pessoas que antes não atingia.

Nos próximos dias chega aos cinemas Capitão América 2O Soldado Invernal, e talvez, se você quiser ter um bom entendimento sobre o filme, seja necessário que tenha pelo menos acompanhado um pouco do que esse universo cinematográfico dos heróis Marvel tem feito, afinal, tudo vem se tornando uma grande história dividida em capítulos maquiados de filmes.

Os Vingadores 220000410_0013Capitão América já foi visto nos cinemas no seu primeiro longa, que conta a origem do personagem, no primeiro filme em grupo dos heróis, Os Vingadores, e em uma breve aparição em Thor – O Mundo Sombrio, mas essa última foi apenas uma piada dentro do roteiro. Contudo, em Capitão América 2, se fala muito das indústrias Stark, propriedade de Tony Stark, o Homem de Ferro, que por sua vez já esteve em três filmes solos mais o filme em conjunto dos heróis, fora seu pai que aparece no primeiro longa do Capitão América… Contudo o universo não se restringe aí. Essa história também está se estendendo para a TV na série Agents of SHIELD, que apesar de não fazer jus à alta qualidade cinematográfica, acredito que a série possa fazer uma grande interferência nas histórias contatas no cinema. Como tudo isso parece ser pouco para a Marvel, ainda temos os curta metragens que são lançados como extras dos DVDs e Blu-rays dos filmes, os Marvel One-Shots.

Guardiões-da-Galáxia20140321_0016

A conclusão que tiramos de tudo isso é que dentro em breve a empresa vai precisar fazer um reboot… ou não. A gama de personagens da Marvel é tão vasta e rica, que os caminhos parecem ser mais interessantes fazendo os personagens saírem de cena e reaparecerem num futuro (como aparentemente acontecerá com o Homem de Ferro) e aos poucos irem apresentando novos personagens nem tão conhecidos entre o público, como é o caso de dois dos próximos lançamentos da empresa, Guardiões da Galáxia e o Homem-Formiga.

Filmes de heróis para mim já se tornaram um gênero específico de cinema. Talvez os puristas queiram me jogar numa fogueira, até entendo porque, mas depois que a Disney começou produzir esses filmes com os personagens Marvel, temos uma nova identidade nas telas, um universo específico e característico. Apesar de não serem os pioneiros, foram eles que encontraram a fórmula ideal do gênero.

Só torço que a Warner e DC Comics consigam correr atrás do prejuízo, afinal possuem personagens igualmente interessantes e que podem gerar um universo tão bom quanto a Marvel vem fazendo.

Que venha Guardiões da Galáxia, Vingadores 2 – A Era de Ultron e Homem-Formiga! Confira abaixo as artes divulgadas dos próximos lançamentos:

Homem-Formiga-20140321_0012 Homem-Formiga-20140321_0011 Homem-Formiga-20140321_0010 Homem-Formiga-20140321_0009 Guardiões-da-Galáxia20140321_0016 Guardiões da Galáxia20130129_0017