Rio 2 | Crítica do Filme

Rio 2 | Crítica do Filme

 
Rio 2 - Cartaz

_Estrela_Estrela_EstrelaEstrela_MeiaEstrela_Apagada
Continuação da aventura das araras azuis Blu e Jade na cidade do Rio de Janeiro. Com exibição em 3D.

 

Estréia: 27 de março de 2014

 

 

 

Sequências sempre me assustam, ainda mais quando gosto do primeiro filme. Felizmente Rio 2 não decepcionou. O ruim é que assisti dublado. Não sou fã de filmes dublados. Eu sei que o diretor Carlos Saldanha falou em uma entrevista que a trilha sonora do filme foi toda criada em português e só depois traduzida para o inglês, como se o longa fosse feito para vermos assim. O problema é que assisti Rio na versão legendada e tinha me acostumado com as vozes do elenco americano… Bom, colocando este meu pré-conceito de lado, dublado ou não, é garantia de boas risadas.

 

Blu (Jesse Eisenberg) e Jade (Anne Hathaway) estão felizes no Rio de Janeiro com seus três filhos, Carla (Rachel Crow), Bia (Amandla Stenberg) e Tiago (Pierce Gagnon). Seus donos, Linda (Leslie Mann) e Túlio (Rodrigo Santoro), estão na floresta amazônica. Por acaso, eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie. Após vê-los em uma reportagem na TV, Jade insiste para que eles partam para a Amazônia. Agora eles terão que deixar aquela vida doméstica para se aventurar na floresta. Lá eles irão encontrar vários personagens que nasceram para ser selvagens.

 

Muita coisa acontece neste filme e isso me incomodou um pouco. Temos o vilão Nigel (Jemaine Clement) do primeiro filme, o vilão que está desmatando a Amazônia e a questão de Blu ser ou não ser o “cara” certo para Jade. Ufa… Muita tensão em um filme só. Vendo pelo lado bom, temos mais aventuras. O lado ruim é que cheguei pensar  “como é longo esse filme”, mas ai vem uma piadinha para descontrair, você se diverte e esquece que pensou aquilo.

 

Um momento importante… Aquele que você vira e fala “tava na hora de alguém explicar isso para o resto do mundo”. O momento em que Rio 2 explica o que é a Amazônia e, o mais importante, onde fica! Achei engraçado, pois realmente, até hoje, existem pessoas que imaginam o Brasil inteiro uma Amazônia. Muito válida essa parte… E muito bem feito. Acho que depois de assistirem ao filme, não haverá mais dúvida. Eu espero.

 

Essa história também conta uma grande realidade em nosso país: o desmatamento ilegal da Amazônia. Esse foi um dos assuntos mostrados no filme que merece a atenção de todos. Claro que o tema não foi muito aprofundado por se tratar de uma animação e não de um documentário, mas demonstra muito bem a verdade: se os pássaros não criarem uma consciência e se unirem para defender seu habitat, as autoridades não vão (rs). Uma triste verdade.

 

Tirando a ironia deste meu breve desabafo, Rio 2 traz diversão para toda família sem dúvida… Recomendo. Bom filme!