Star Wars | John Williams pode deixar a franquia depois de Star Wars Ep IX

Star Wars | John Williams pode deixar a franquia depois de Star Wars Ep IX

O lendário compositor de trilhas sonoras cinematográficas John Williams poderá se aposentar depois de compor a trilha de Star Wars Episódio IX. A música de Williams tem sido uma marca da franquia desde 1977.

Williams retornou em Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força e Star Wars Episódio VIII – O Último Jedi de Rian Johnson. Agora, irá produzir a trilha sonora do Episódio IX de J.J Abrams, que pode marcar seu último filme na saga. Parece ser o momento certo para tomar outro rumo, porque este filme irá marcar o fim da saga Skywalker que George Lucas criou há mais de 40 anos e que Williams ajudou a definir com sua música.

Depois de sua indicação ao Oscar por O Último Jedi, John Williams apontou em uma entrevista com KUSC seus planos de se aposentar da franquia:

“Nós sabemos que J.J. Abrams está preparando Star Wars: Episódio IX agora, que espero fazer no próximo ano para ele. Estou ansioso para isso. Isso completará uma série de nove filmes. Isso será bastante para mim. Disney Studios provavelmente irá levá-lo ainda mais. Como você sabe, a Disney adquiriu os direitos para a LucasFilm, e eles provavelmente continuarão por décadas, possivelmente, fazendo atrações relacionadas a Star Wars “.

Sem o compositor, qualquer filme da saga será um pouco desanimados para os fãs de longa data, mas a franquia não é como já foi um dia. Tudo começou com um filme e foi avançando até não vermos mais um fim, principalmente depois que a Disney adquiriu os direitos. Depois disso, a LucasFilm vem criando ramificações da saga Skywalker e contando histórias que expandem a narrativa, como o Rogue One de Gareth Edwards ou Han Solo: Uma História Star Wars que estreia ainda esse ano.

Após o Episódio IX, existem planos para contar histórias originais que serão totalmente separadas de tudo o que já aconteceu antes. Rian Johnson está no processo de desenvolver uma nova trilogia de Star Wars que terá outros planetas, personagens e histórias, em conjunto com os criadores de Game of Thrones, David Benioff e D.B Weiss para produzir uma nova série de filmes.

Durante a Star Wars Celebration de 2017, George Lucas se referiu ao parceiro compositor como sendo “O molho secreto de Star Wars”.

Muitos projetos relacionados com Star Wars foram marcados por outros compositores ao longo dos anos, mas apenas um live-action foi feito por alguém até agora. Além disso, ao marcar a trilha sonora do Episódio IX, Williams será capaz de concluir a saga Skywalker com sua música profunda, dando assim à história original um bom toque pessoal, deixando espaço para que outros compositores também deixem sua marca na franquia no futuro.