Star Wars: Os Últimos Jedi | Análise semiótica do pôster

Star Wars: Os Últimos Jedi | Análise semiótica do pôster

Na última segunda-feira, 09/10, a Disney • Lucasfilm apresentou o tão aguardado trailer deStar Wars: Os Últimos Jedi”. O vídeo de aproximadamente dois minutos teve como prévia a revelação do pôster do filme. No dia seguinte, muitos sites tentavam desvendar segredos e referências no trailer, mas o pôster, que é a capa do longa metragem trás tantas coisas a serem analisadas quanto o próprio trailer.

Por isso, resolvi tirar um pouco do pó dos aprendizados de semiótica da faculdade e tentar desvendar alguns mistérios envoltos do misterioso cartaz deStar Wars: Os Últimos Jedi.

 

 

Podemos observar que a cor vermelha predomina a arte. Tal cor na franquia é marcada pela representação do lado sombrio, Império ou então a Primeira Ordem. É a cor do sabre de luz dos Sith. Podemos entender que o mau irá tomar conta do universo, visto que no topo do cartaz as estrelas estão sumindo, sufocadas pelo rubro borrão.

A hierarquia dos personagens pode nos dizer muita coisa, ou nos dar falsas pistas daquilo que o filme irá nos contar. Vale lembrar que no pôster de Star Wars: O Despertar da Força, no qual Harrison Ford (Han Solo) aparece numa escala bem inferior de muitos personagens, e no filme é praticamente o co-protagonista do filme junto com Daisy Ridley (Rey).

De acordo com essa hierarquia, podemos entender que Finn, interpretado por John Boyega e Poe Dameron, interpretado por Oscar Isaac, terão um papel de menor importância na trama. De acordo com o cartaz, o foco da história será a família Skywalker e Rey, que é posta nivelada junto com Kylo Ren (Adam Driver).

 

Tradicionalmente na franquia, o antagonista da trama é representado no pôster no topo da imagem, e sempre atrás de todos os outros elementos. Na trilogia clássica, tivemos Darth Vader ocupando esse lugar que no cartaz desse novo filme está sendo ocupado por Luke Skywalker. Isso nos dá um forte indício de que Luke será o vilão, mas como disse anteriormente, essas podem ser pistas falsas.

 

 

Observamos também que há uma centralização dos elementos, ao contrário do pôster de Star Wars: O Despertar da Força no qual os personagens de maior peso estão virados para a esquerda (sob nosso ponto de vista, direita do ponto de vista dos personagens). Colocando um pôster ao lado do outro podemos observar que eles conversam entre vi. O alinhamento do sabre de Kylo Ren permanece o mesmo, assim como há uma inversão de personagens que se encontram numa mesma posição: Finn que empunhava o Sabre de Luz azul no pôster do filme anterior, agora é substituído por Rey que ocupa o lugar.

 

 

Ainda observando os dois cartazes juntos, percebemos que tanto Finn quanto Rey estão quase alinhados, podendo fazer uma composição única, como se ambos estivessem para duelar. É interessante observar também que em ambos os cartazes os sabres que representam os Jedi estão voltados para baixo, indicando um declínio dos Jedi, e os sabres que pertencem ao lado sombrio estão para cima, indiciando uma ascensão dos Sith.

As linhas triangulares que o pôster nos faz deduzir que no cartaz de Star Wars: Episódio IX teremos uma conclusão na arte, com os personagens em destaque virados para o lado direito e concluindo um triângulo maior formado inicialmente pelo sabre de Kylo Ren no pôster do Episódio VII.

 

 

Uma última coisa a ser observada sobre o pôster de Star Wars: Os Últimos Jedi talvez seja a mais interessante de todas. Há uma proporcionalidade dos elementos em relação ao capacete de Darth Vader. Algumas imagens que desenham o capacete sobre o pôster se espalharam pela internet, o que já fazia um certo sentido para mim. Mas sobrepondo uma imagem de Darth Vader sobre o cartaz podemos observar que há de fato uma proporção do topo da cabeça de Luke Skywalker com Rey e Finn, que representariam os olhos de Vader, e Leia Organa (Carrie Fisher), Finn e Poe Dameron que formam um triângulo do respirador da máscara.

 

 

E você? Conseguiu identificar mais alguma pista nesse pôster deStar Wars: Os Últimos Jedi? Deixe nos comentários o que encontrou